O que é enxaqueca?
A enxaqueca é um dos mais de 200 tipos de dores de cabeça, pode ocorrer geralmente em um lado da cabeça (dor unilateral), com intensidade moderada a forte, durando de 4 a 72 horas, decorrendo de 15 dias ou mais por mês durante três meses. Mas, já se considera enxaqueca a partir de oito dias seguidos de dores intensas. Podem vir acompanhada de náuseas, vômitos, sensibilidade à luz, sons e odores.
Causas
As causas são incertas e não definidas. Mas, os fatores mais comuns que desencadeiam a enxaqueca são:
Estresse e ansiedade;
Jejum prolongado;
Dormir mais ou menos do que o de costume;
Mudanças bruscas de temperatura e umidade;
Perfumes e outros odores muito fortes;
Esforço físico;
Luzes e sons intensos;
Abuso de medicamentos, incluindo analgésicos;
Fatores hormonais;
Alimentos e bebidas.
Como a enxaqueca é diagnosticada
O diagnóstico da enxaqueca é feito através da conversa minuciosa entre medico e/ou especialista em dor e o paciente. Quanto mais informações do paciente melhor o diagnóstico.
Tratamento
Mudanças no estilo de vida: diminuição no stress, alimentação saudável e exercícios físicos que tragam bem estar.
Não medicamentosos: relaxamento, acupuntura, massagem, fisioterapia, psicoterapia.
Medicamentosos: Se divide em duas classes principais sendo, medicamentos de uso oral e medicamento injetável como aplicação de toxina botulínica A.
O uso da toxina botulínica previne de forma eficaz as crises de enxaqueca crônica. O medicamento interrompe a transmissão do sintoma doloroso pelo sistema nervoso central. Com aplicações em intervalos de três meses, a terapia tem se mostrado bastante excelente na redução do número de dias de cefaleia, na duração das crises, na intensidade das dores e principalmente na qualidade de vida dos pacientes.
Cuidados
Não fazer uso de remédios sem orientação médica para que não haja piora do quadro e intensificação das dores de cabeça. Se você sofre com dor de cabeça, procure seu médico especialista para o correto diagnostico.