top of page

BLOG

Foto do escritorNURI | Eletrofisiologia

Dor fantasma

Atualizado: 15 de abr. de 2019

A Dor fantasma é uma dor que é sentida em parte de algum membro ou órgão amputado. Saiba de vez como tratar essa dor e melhore sua qualidade de vida.


A dor fantasma é a dor que é sentida em parte do corpo que foi amputado (removido) cirurgicamente ou após trauma. Este fato é causado pelas alterações que ocorrem no córtex do cérebro após a amputação de um membro. Verificou-se que o cérebro continua a receber sinais a partir das terminações nervosas que originalmente são fornecidas por sinais deixados pelo membro amputado.


Em muitos pacientes a parte do corpo fantasma é percebida por alguns dias ou semanas após a perda ou a remoção do membro, enquanto em outros pode persistir durante anos após a amputação.


Os sintomas podem ser:


• Cócegas

• Cólicas/ contrações

• Formigamento, fisgadas ou dor aguda.

• Dormência e até mesmo anestesia

• Sensações como frio, calor, sensação de aperto e coceira.


Podendo ser leves em alguns pacientes, e em outros, intensos e debilitantes.


Tratamento


A toxina botulínica como tratamento de dor fantasma, age como um bloqueio, gerando de forma quase imediata e duradoura a melhora do quadro de dor. Com resultados cada vez mais eficazes, se torna o meio de tratamento de maior eleição e sem nenhuma contra indicação. O procedimento é feito em consultório e o paciente pode retomar suas atividades diárias normalmente.


Procure sempre um médico especialista.


344 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page